quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Questões da minha pratica


Questões da minha pratica

 No ano de 2010 ao cursar o terceiro período do Normal Superior  no Instituto de Educação Pro Saber , tive o privilegio de  estudar a matéria “o brincar e sua importância na educação infantil” com a professora Cristina Porto. Nas aulas revivi momentos emocionantes da minha infância.   Cristina Porto levou a turma para conhecer e brincar na brinquedoteca da instituição; Foi uma experiência inesquecível. 

No primeiro momento achei desnecessário. Logo percebi que estava completamente equivocada; sem perceber, eu me vi totalmente envolvida pelo espaço, brinquedo e as relíquias de infância. A turma explorou de diversas maneiras a brinquedoteca: surgiram brincadeiras com dama, dominô, quebra cabeça, jogo de encaixe, bonecas de pano, de madeira, casinha, bola de gude, peteca e até brincadeiras de dramatização com fantasias e adereços... A turma se envolveu espontaneamente, socializou  com o espaço, trocou experiências e ressuscitou a criança presente em cada um.





Essa experiência que vivi na brinquedoteca mostrou o quanto o espaço, a organização, a forma de como os brinquedos são oferecidos  exerce influencia no tempo, nas brincadeiras das crianças. Também a mediação do professor é fundamental para criança superar novos desafios. O espaço deve ser organizado de modo convidativo, prazeroso, criativo. Desde então comecei enxergar a real importância da brincadeira, do espaço e da intervenção do professor sobre os mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário