Os jogos de faz de conta e as brincadeiras criadas pelas crianças foram ponto de partida para eu dar seguimento a este tema. Ao observar as brincadeiras reinventadas por elas, percebi o quanto estas servem como suporte para que a criança alcance seu desenvolvimento social, emocional, cognitivo e afetivo.
Bruner citado por Kishimoto“valoriza a brincadeira desde o nascimento da criança, como elemento constitutivo de ações sensório- motoras, que respondem pela estruturaçãodos primeiros conhecimentos construídos a partir do que denomina saber-fazer.Pela brincadeira a criança aprende a se movimentar, falar e desenvolver estratégias para selecionar problemas. A brincadeira tem o papel preponderante na perspectiva de uma aprendizagem exploratória, ao favorecer a conduta devergente, a busca de alternativas não usuais, integrando o pensamento intuitivo. Brincadeiras com o auxilio do adulto,em situações estruturadas, mas que permitam a ação motivada e iniciadas para os que acreditam no potencial do ser humano para descobrir, relacionar e buscar soluções.”
O brincar é fundamental no processo educacional da criança; pois é através do brincar que a criança experimenta, organiza-se, constrói regras; cria e recria,a cada nova brincadeira; por meio deste, a criança alcança novos desafios ao mesmo tempo que se torna participante efetiva socio-cultural.
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