quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Chamada da aula do dia 25\ 8\2011

Na elaboração da monografia, minha maior dificuldade no momento tem sido reorganizar as informações obtidas durante as leituras e formular as observações do meu dia a dia de creche. 

"Ficção ou imaginação é o tempero do brincar"

                 Participei de uma festa Jesuíta estilo festa junina; houve participação de cantores gospel. Durante as apresentações uma cena despertou minha atenção: Uma criança próxima ao palco, sentada no chão, com duas latas de coca-cola e dois palitos de churrasco, brincando no mundo imaginário (tocando bateria).
Fiquei impactada com a relação de ludicidade. Essa ação revelou o quanto é importante oferecer espaço, criar relações e condições para criança mergulhar neste mundo fictício, do faz de conta.    
                “Por isso é que, para a criança, qualquer objeto pode se tornar um brinquedo. Ela tem em sí mesma um impulso que a faz querer brincar, que a dar novos significados às coisas materiais e imateriais. É uma das mais importantes maneiras que ela tem de se relacionar com o mundo, para assim, apreendê-lo e compreendê-lo, é o brincar. Eliza Santa Rosa (1993, p.16) nos diz que "aos olhos de uma criança, tudo é brinquedo" e que a grande dificuldade que ela tem é de NÃO brincar.   (Livro brincar(es), organizadores Alysson Carvalho, Fátima Salles, Marília Guimarães e José Alfredo Debortoli).          
Para Vygotsky, ao reproduzir o comportamento social do adulto, em seus jogos, a criança combina situações reais com elementos da sua ação fantasiosa. Esta fantasia surge da necessidade da criança em reproduzir o cotidiano da vida do adulto no qual ela ainda não pode participar ativamente. No entanto, esta reprodução necessita de conhecimentos prévios da realidade externa. Por isso, quanto mais rica for à experiência humana, maior será o material disponível para suas imaginações que irão se materializar em seus jogos.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quem sou eu?

Eu sou Joselene Pinheiro de Souza, gosto de passear e de estar em familia. Gosto muito do que faço; sou professora de Educação Infantil. Estou cursando o Normal Superior no Instituto de Educação Pró Saber; a fim de ampliar minha pratica com novos saberes e levar para sala de aula um olhar construtivista...